SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeituras do Vale obrigadas a funcionar conselhos de saúde sob pena de suspensão de recursos

Por Isaias Teixeira/Folha do Vale - Todos os municípios do Vale e da Paraíba terão acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o cumprimento da Lei Federal 8.142, que determina a participação da população no Sistema Único de Saúde (SUS) e também nas transferências intergovernamentais de recursos para o setor.

De acordo com o órgão, o objetivo é fazer com que “as Prefeituras, entre outras obrigações, instalem e façam funcionar os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) compostos por 50% dos usuários, 25% de trabalhadores e 25% de representantes de entes governamentais e prestadores de serviços (a exemplo de hospitais, ambulatórios e clínicas médicas), conforme determina o Decreto 99.438, de 7 de agosto de 1990” .

O acompanhamento do TCE aos municípios atenderá uma solicitação do Conselho Estadual de Saúde, que recorreu à ajuda da corte contábil depois de solicitado pelo Conselho Nacional e pelo Ministério da Saúde a dar conhecimento aos prefeitos do acórdão nº 1.660/2011 “com que o Tribunal de Contas da União (TCU) determina, entre outras providências, o correto funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde”.

Alguns municípios do Vale, a exemplo de Itaporanga, já possuem Conselhos Municipais, mas, alguns membros, por estarem atrelados politicamente ao governo municipal, acabam deixando de lado a sua principal prerrogativa, que é a de fiscalizar a aplicação de recursos e a busca pela eficiência dos serviços.

Caso os Conselhos Municipais de Saúde não funcionem corretamente, os municípios terão a transferência de recursos suspensos. Além do funcionamento correto dos conselhos, os municípios devem instituir fundos de saúde, implantar planos de cargos e carreiras e, ainda, elaborar planos de ação de saúde pública.

Melhoria na qualidade da saúde - Um dos objetivos principais para o funcionamento dos Conselhos Municipais na Paraíba é a busca de melhorias do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) pelos municípios, conforme apurou  a Folha (www.folhadovali.com.br).

O primeiro IDSUS foi lançado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de março e a maioria dos municípios do Vale ficou com notas bem abaixo da média estadual (5,12), que já é um índice considerado ruim.

O IDSUS é um indicador que mede o acesso e a qualidade dos serviços da rede pública de saúde. A nota varia de 0 a 10 e é calculada a partir de 24 indicadores que avaliam o resultado do desempenho do SUS nos municípios.
 folha do vali

Nenhum comentário:

Postar um comentário