Além de informações sobre o pagamento dos impostos mensais, os microempreendedores também poderão receber orientações sobre o envio da Declaração Anual de Rendimentos, obrigatório para quem se formalizou até dezembro do ano passado. O prazo final para o envio da declaração é 31 de maio, porém quem deixou de enviar o documento após 31 de janeiro está impedido de emitir os boletos para os pagamentos de seus tributos mensais até que seja feita a declaração.
É importante lembrar que a dívida desses impostos na Receita Federal não tem parcelamento. O analista do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira, explicou que o nome do empresário inadimplente vai para a dívida ativa da União. “Para um empresário, não seria interessante estar negativado. A dívida, com o passar do tempo, também vai comprometê-lo como Pessoa Física. Até o CPF do empresário pode ficar sem validade, além do débito que ele vai manter. Juros crescem a cada ano, ele vai ficar impedido de negociar”, disse. O atraso no pagamento dos tributos compromete um dos benefícios mais importantes desta categoria de empresas que são os direitos previdenciários, como a aposentadoria e auxílio doença.
De acordo com a analista do Sebrae Paraíba e responsável pelo espaço Orientação Empresarial na Feira do Empreendedor, Raquel Costa, os empresários que buscarem orientação no evento passarão por uma triagem para otimizar o atendimento. “Teremos equipes para atender quem quer abrir uma empresa, para quem quer expandir e para prestar orientações sobre declarações e impostos para o MEI”, destacou Raquel. No espaço Orientação Empresarial, os empreendedores contarão ainda com os serviços de instituições parceiras, como o INSS, Bombeiros e Junta Comercial.
Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, o evento terá durante quatro dias inúmeras atividades, como palestras, oficinas, atendimentos presenciais, exposições, além de uma feira de oportunidades de negócios em comércio e serviço, com a participação de mais de 70 expositores. A sexta edição da Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Fiep/Senai, Correios e Vivo, além de parceria com o IFPB e Unipê.
Passo a passo para imprimir boletos em atraso
- Para não se perder e realizar os pagamentos em dia, na rede Pague Fácil, lotéricas ou qualquer banco, segue passo a passo como deve ser feita a retirada do boleto:
· Acessa o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br);
· Mais abaixo, clica à esquerda no Passo 3 (Imprima seus documentos), na emissão de carnê de pagamento mensal;
· Coloque o nome do empresário e clique em emitir Documento de Arrecadação Simples (DAS);
· Das duas opções geradas, apuração ou consolidar para outra data, o MEI atrasado clica na segunda e o MEI em dia, clica na consolidação;
· Digita a data que ele quer pagar;
· Vai aparecer outra tela, o empresário escolhe o mês que vai pagar e o boleto fica pronto para ser impresso e pago.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário