Oito equipamentos de fiscalização eletrônica deverão ser instalados, até o final deste mês, em João Pessoa, Bayeux, Alhandra e Caaporã, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os quatro radares e quatro lombadas eletrônicas ficarão em pontos das BRs 101 e 230, nos locais com maior ocorrência de acidentes e infrações de trânsito, e fazem parte de um contrato assinado no final de 2010, que prevê um total de 81 desses equipamentos, orçados em mais de R$ 49 milhões.
“Até agora, já foram instaladas 16 lombadas e radares. Assinamos a ordem de serviço destas oito em março, então, a empresa tem 30 dias para concluir a instalação. Não sendo cumprido o prazo, ela levará uma advertência. Voltando à normalidade, mas não cumprindo novamente o prazo de 30 dias, é aplicada multa e pode ser feita a rescisão contratual”, informou o superintendente do Dnit na Paraíba, Gustavo Adolfo de Andrade Sá.
Porém, outros 55 pontos nas rodovias federais do Estado também poderão receber esses equipamentos de fiscalização eletrônica. O engenheiro responsável pelo contrato, Ítalo Felizola, explicou que estão sendo realizados estudos técnicos nas áreas.
Sem testes
O superintendente do Dnit, Gustavo Sá, afirmou que as oito lombadas e radares a serem implementados até o final de abril não terão “período de testes”, em que não multarão os motoristas infratores. Segundo ele, isso se dá porque, nesses locais, já havia lombadas anteriormente. “Mas, como o contrato com a outra empresa foi encerrado, elas fizeram a retirada dos equipamentos”, disse.
Apesar disso, todos os pontos serão sinalizados com placas de advertência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário