
Nos 12 polos do Estado, a especialização conta com 2.223 participantes. O curso é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No início das atividades, foram distribuídos com os alunos o primeiro dos cinco livros didáticos trabalhados durante o curso.
A capacitação acontece nos polos localizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Cuité, Catolé do Rocha, Araruna, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Itaporanga e Patos.
O professor de Biologia da Escola Estadual Débora Duarte, em João Pessoa, Kleber Vitor, disse que a especialização é uma oportunidade de capacitar o trabalho do professor e o entendimento sobre Educação. “Vemos como grande oportunidade que o Governo do Estado nos dá de valorizar nossa profissão”.
Ele também ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a UEPB. “O sistema de parceria é o que há de melhor para a Educação, para que as pessoas possam reconhecer a si mesmo e ao outro e daí obter novas experiências. Essa troca é riquíssima para Educação e para sociedade”
A professora de História da Escola Estadual Dagmar Mendonça, Rogéria Flávia de Melo, avalia que “a especialização é tudo, pois nunca tinha tido essa oportunidade. Quando o Governo do Estado ofereceu não pensei duas vezes. Reconheço que está sendo um desafio para mim, pois não tenho muito conhecimento de Informática, mas estou disposta a me esforçar e aprender”.
Formato – O curso acontece aos sábados (das 7h30 às 12h30) e será formado por nove módulos, com previsão para término no dia 11 de março de 2014 com a defesa das monografias. A especialização contempla aulas presenciais e à distância. A grade curricular conta com os seguintes módulos: Identidade e Pluralidade Cultural, Tecnologias Educacionais, Processos de Cidadania e Relações Sociais, Comunicação e Linguagem, Trabalho e Sociedade, Mídia, Cultura e Imaginário Urbano, Teorias e Práticas de Pesquisa, Elaboração e Defesas de Monografias e Encerramento das Defesas de Monografias.
Com inscrições gratuitas, o curso tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais graduados e efetivos que atuam na rede estadual de educação básica.

De acordo com a secretária Márcia Lucena, no curso de especialização os profissionais terão a oportunidade de fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tudo de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, em seu artigo 67, e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).
“O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Terá duração de 12 meses e será realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário