Notícias dessa sexta-feira
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale
Para se inscreverem, os municípios devem entrar no site do MCidades (www.cidades.gov.br) e se cadastrarem preenchendo um formulário. O cadastro está sendo feito desde o dia 4 deste mês.
Distribuição e plantio da palma
De acordo com a Secretaria de Defesa da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que tem à frente Marenilson Batista, o programa Palma Resistente é um conjunto de dois projetos, sendo o primeiro de ação imediata e o outro estruturante. Os dois representam um investimento, este ano, de R$ 3,5 milhões.
O projeto de ação imediata será colocado em prática a partir deste mês, com a distribuição de 4,5 milhões de raquetes de palma, contemplando cada agricultor, que sofre com a estiagem, com 1.000 unidades.
Segundo a Sedap, os pontos de multiplicação produzirão, em um ano, 13 milhões de raquetes de palma resistente das variedades Miúda, Orelha de elefante mexicana e Baiana. A Emater (Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural) irá prestar assistência técnica para que o agricultor utilize de maneira correta a palma, que é um alimento importante para o gado, principalmente no período de seca.
Com a intenção viabilizar pontos de plantio da palma resistente no estado a partir do segundo semestre deste ano, o Governo da Paraíba solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a ampliação da área de zoneamento agrícola para o cultivo dessa cultura com a inclusão de mais 42 municípios, entre eles Itaporanga, Olho d’Água, Nova Olinda, Piancó, Igaraci, Coremas e Catingueira. Atualmente 119 estão habilitados a acessar linha de crédito para a cultura da palma forrageira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário