A campanha que promove alimentação saudável nas escolas das redes pública e privada da Paraíba foi o objeto do terceiro projeto de lei do deputado estadual Anísio Maia (PT/PB) aprovado no último dia 5 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A campanha ‘Saber Comer é Saber Viver’ dispõe que as escolas deverão expor um material de comunicação visual nos refeitórios e cantinas, com informações que promovam a alimentação saudável. O projeto também proíbe a exposição de cartazes publicitários que estimulem o consumo de alimentos com alto teor calórico e com poucos nutrientes nas escolas.
O deputado Anísio Maia explicou que o objetivo deste projeto é minimizar os problemas de saúde causados na população devido o alto consumo de alimentos calóricos. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) já mostrou que doenças crônicas como diabetes, obesidade, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, causadas principalmente pela obesidade e sobrepeso são a principal causa de mortalidade e incapacidade do mundo. São responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria revelou que a obesidade infantil dobrou nos últimos dez anos, atingindo hoje 15% da população infantil. Logo, propomos a instituição da campanha ‘Saber Comer é Saber Viver’, uma vez que a escola é considerada como um espaço privilegiado para a promoção da saúde, desempenhando papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles a alimentação”, afirmou.
O Governador do Estado possui um prazo constitucional de 15 dias úteis, a vencer no próximo dia 19, para aprovar ou vetar esta lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário