Inscrições começarão neste dia 21 e serão feitas exclusivamente pela internet
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O governador Ricardo Coutinho lançou nessa segunda-feira, 14, o programa Habilitação Social, que garante o acesso de pessoas de baixa renda a tirar gratuitamente sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou mudança e adição de categorias e também possibilita a obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC). O programa vai oferecer, inicialmente, 2.000 vagas, sendo 80% para primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categorias, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
As inscrições começam a ser feitas no dia 21 deste mês pela internet, através do site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, se estendendo até o dia 22 de junho.
De 18 de junho a 6 de julho os candidatos deverão apresentar a documentação comprobatória. Em seguida, no dia 9 de julho, terão início os exames de saúde e psicotécnico. Já as aulas teóricas e práticas se iniciarão no dia 23 de julho.
Os candidatos também devem ser penalmente imputável; ter idade mínima de 18 anos; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovar domicílio no Estado da Paraíba; e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Na região, as pessoas devem procurar o Denatran das cidades de Itaporanga, Conceição, Coremas e Piancó para obterem maiores informações.
De acordo com o Governo do Estado, “o programa tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento social a partir de uma perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, além de proporcionar, de acordo com os critérios estabelecidos, a regulamentação daqueles que andam irregularmente pelas vias de trânsito”.
Na região, muita gente deixa de tirar a CNH porque não tem condição financeira de pagar uma auto-escola, mas isso não impede de eles conduzam carros ou motos. Despreparados, sem conhecimento prático e teórico do Código Nacional de Trânsito, vão para as ruas e rodovias e acabam matando ou sendo vítimas de suas próprias irresponsabilidades, segundo tem revelado as estatísticas policiais sobre morte violenta no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário