SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Resgate da Cultura Nordestina: Paulista-PB realiza a 1ª Cavalgada do Vaqueiro, veja fotos



Cerca de trinta vaqueiros do município de Paulista, no Sertão da Paraíba, realizaram, na manhã do último domingo (15.07), a 1ª Cavalgada do Vaqueiro, com o intuito de fazer um resgate histórico dessa tradição sertaneja.
A idéia de reunir a vaqueirama de Paulista surgiu do Sr. Pedro Francisco de Moura, mais conhecido por Seu ‘Pedro Moura’ ou ‘Pedro de Joca’, juntamente com Abraão Xavier, originários de famílias de vaqueiros da região. A vontade de resgatar a cultura dos vaqueiros foi estimulada pelo um Projeto de Lei, de autoria do vereador Possidônio Fernandes (PSDB), indicando o dia 12 de julho, como o Dia do Vaqueiro no município.


O evento iniciou na residência de Seu Pedro, por volta das 9h, no Sítio Orodongo, Zona Rural do município, onde foi servido um café da manhã aos participantes, que vieram em cavalgada, acompanhados de vários admiradores dessa tradicional cultura da população sertaneja, passando pelas principais ruas da cidade e chegando até a Praça do Coreto, em frente à Igreja Matriz de São José, onde houve apresentação dos repentistas Geraldo Alves e Francineto Teodoro, que fizeram versos em homenagem à categoria e, em seguida, foi celebrada uma missa com o Padre da Paróquia Local, José Cassimiro, que fez sinais de bênçãos  aos participantes.


Vaqueiro é um termo que designa pessoa responsável por cuidar de um rebanho de gado, de modo análago à concepção americana do cowboy. No Brasil, o vaqueiro faz uso de indumentária própria feita de couro, composta por Perneira (calça), Gibão (Jaqueta), Chapéu(de couro), Peitoral (Avental), Luvas e Botas. O couro protege a pele do vaqueiro contra queimaduras vindas do Sol e dos galhos e espinhos das árvores da caatinga.


Veja Mais Imagens:



Leomarque Pereira - É Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário