SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dívidas agrícolas estão sendo executadas e agricultores do Vale em risco de perderem suas terras

Centenas de proprietários regionais não conseguiram pagar os empréstimos que contraíram junto ao BNB e dívidas estão sendo executadas na Justiça 


Por Sousa Neto/Folha do Vale 

Uma das poucas vozes que tem se levantado em apoio a centenas de agricultores regionais endividados é a do vereador Sales Lima, de Conceição, que, inclusive, constituiu uma entidade não governamental para defender os proprietários rurais que estão sendo processados em função de dívidas agrícolas e que podem ficar sem as terras que deram como garantia do crédito.

“Nossos agricultores contraíram empréstimos junto ao BNB de Itaporanga, não puderam pagar em função das intempéries típicas do semiárido e da falta de apoio técnico, e agora essas dívidas estão sendo executadas e eles não têm condições, sequer, de pagar um advogado para se defenderem e muito menos arcar com as custas processuais”, lamentou o parlamentar mirim, que, enquanto espera uma solução das autoridades nacionais para o problema, tenta fazer a sua parte em nível regional, pretendendo realizar uma audiência pública para debater a questão.

Ele estima que somente em Conceição mais de três centenas de agricultores estejam ameaçadas de penhora em suas terras para o pagamento das dívidas. Ele criticou o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que, embora se intitule como instituição de fomento ao desenvolvimento agrícola, cobra taxas ilegais, segundo o vereador: serviços como cadastramento e abertura de crédito são taxados abusivamente, o que pode ser questionado juridicamente pelos agricultores, conforme o parlamentar mirim.

Ele também questiona os juros aplicados pelo banco, que, conforme Sales, são altos para a realidade agropecuária do Vale, uma região que sofre constantes secas ou chuvas em excesso. Mas outro grave problema enfrentado pelo homem do campo regional é a falta de orientação técnica no desenvolvimento de suas atividades. “O problema é sério e o aperreio é grande: os agricultores estão desesperados com a ameaça de ficarem sem o único patrimônio que tem para abrigar e criar a família”, disse o vereador.

Sales informa ainda que a Assembleia Legislativa do Estado e o Congresso Nacional também estão sensíveis ao problema e que, este mês, o presidente do Banco do Nordeste irá ao parlamento nacional para definir uma saída para o endividamento agrícola no semiárido nordestino.  
Foto: BNB de Itaporanga emprestou e agora cobra a conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário