O Ministério Público Estadual resolveu proibir nepotismo na instituição, mas, ao que parece, esqueceu o nepotismo desenfreado que existe nas prefeituras paraibanas. Logo no início da gestão dos atuais prefeitos, dezenas de representantes do MP em todo o Estado se mobilizaram no sentido de extirpar o nepotismo do serviço público.
Deram prazo para que os prefeitos afastassem os parentes dos quadros das prefeituras, chamaram gestores a se explicar, celebraram termos de ajustamento de conduta. Mas, depois, tudo parece ter caído no esquecimento. Os ex-prefeitos terminaram seus mandatos com as famílias nas administrações. E parece que hoje a situação é semelhante.Tanto que há prefeituras comandadas inteiramente por grupos familiares. Exemplos de nepotismo foram levantados em vários municípios da Paraíba, porque a prática existe em todos os recantos do Estado.
O nepotismo é generalizado em quase todos os municípios da Paraíba. Os prefeitos empregaram os parentes e não estão nem aí para a questão da moralidade e da impessoalidade na gestão pública. Agem como se as prefeituras fossem propriedades privadas. Em inúmeros casos, cooptam vereadores para não sofrerem qualquer punição. Tanto que é difícil encontrar um município onde o prefeito não tem maioria na Câmara.
OBlogdePianco com MPPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário