SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

sábado, 20 de agosto de 2011

Governo do Estado prevê concurso para mil professores até setembro

Da Redação
Com Luzia Santos, do Jornal da Paraíba


O secretário de Educação da Paraíba, Afonso Celso Scocuglia, anunciou a realização de concurso público para professor até o final do ano. O secretário explicou que a seleção deve oferecer mil vagas para professor nas diversas áreas de conhecimento. Contudo, o detalhamento do concurso deverá ser apresentado só na próxima segunda-feira (22) durante o lançamento do Plano Paraíba Faz Educação, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

De acordo com Scocuglia, a Secretaria está concluindo o levantamento das necessidades das 12 Gerências Regionais de Educação da Paraíba e das disciplinas com maior déficit de docentes.

Quanto à convocação dos concursados aprovados em seleções já homologadas, o secretário de Educação foi enfático: “Todos os aprovados já foram convocados e nomeados. O último concurso que houve no magistério foi para professor de Sociologia e Filosofia e, neste caso, todos os candidatos aprovados já foram convocados”, afirmou.

O secretário garantiu que os problemas salariais com os professores da rede estadual foram sanados e que no Estado o professor que recebe o salário mais básico ganha R$ 1.156 para 30 horas trabalhadas, enquanto o piso relativo a essa carga horária é R$ 890.

Plano

Em relação ao Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, o secretário informou que deverá ser anunciado pelo próprio governador Ricardo Coutinho. Os projetos vão procurar reverter situações negativas ainda presentes na Paraíba, a exemplo do analfabetismo de jovens e adultos, problema que vem sendo combatido por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio e profissionalizante. As ações do Plano de Educação vão ser baseadas em trabalhos interdisciplinares.

O programa deverá reunir diversos projetos, englobando oito eixos temáticos: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho. O plano vai ser subdividido em quatro temas com metas, objetivos, períodos de execução e áreas de abrangência: 1) "Educação em Expansão", 2) "Educação em Movimento", 3) "Educação Exemplar" e 4) "Educação Cooperada".

A primeira área terá por objetivo expandir a educação profissional por meio da oferta de 11.880 vagas em cursos livres e técnicos na modalidade integrada, nos anos de 2011 e 2012; e a implantação de escolas técnicas estaduais em escolas convencionais já existentes, em 2012, e a construção de mais 14 escolas técnicas entre 2012 e 2013.

No tema "Educação em Expansão", está incluso o “Educador Digital”, que visa realizar curso de formação em tecnologias na educação para professores da rede estadual, para promover a inclusão digital, no período de setembro de 2011 a dezembro de 2014.

O projeto “Educação em Movimento” vai fazer frente aos índices de analfabetismo de jovens, adultos e idosos no Estado, tendo como meta alfabetizar 100 mil pessoas nessas faixas etárias, até o final de 2012.

Por sua vez, a “Educação Exemplar” terá por objetivo fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais. A meta é premiar 100 escolas que apresentem os melhores projetos de gestão participativa e 252 projetos de práticas docentes inovadoras, de setembro a dezembro deste ano para a gestão e professores; e em 2012 para os estudantes.

O quarto tema que faz parte do plano de gestão é a "Educação Cooperada", com a finalidade de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas estaduais, com estímulo à prática do controle social para melhoria da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário