SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

domingo, 4 de dezembro de 2011

TCE disponibiliza mais uma ferramenta à sociedade contra a corrupção


É o GeoPB, que estará disponível nos próximos meses

Por Isaías Teixera/Folha do Vale
 
O Tribunal de Contas do Estado vai disponibilizar à população mais uma ferramenta importante contra a malversação do dinheiro público. Trata-se do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas da Paraíba (GeoPB), que vai permitir ao cidadão, em tempo real, inclusive com imagens, saber se determinada obra está sendo executada pelo gestor, além de acompanhar seus custos e o ritmo dos serviços. Tudo pela internet, no site da corte de contas, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com o TCE, “o sistema armazenará informações sobre processos licitatórios, ordens de serviço e dinheiro empenhado em obras e bens. Favorecerá também a instalação de um banco de dados de extrema valia para o setor público e, igualmente, para o contribuinte paraibano. Serão informações devidamente uniformizadas, com imagens, textos e indicadores diversos”.

É comum gestores superfaturarem custo de obra para se apropriarem indevidamente do dinheiro público. Os recursos até que chegam, mas a obra não é executada como deveria, e a população é quem sai prejudicada. No entanto, essa nova arma contra a corrupção poderá dificultar a ação de políticos mal intencionados.

Inicialmente, apenas 19 municípios do estado serão monitorados, mas toda a Paraíba será coberta nos próximos meses. O GeoPB foi elaborado, segundo o TCE, graças a uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O TCE já dispõe, desde 2002, de uma outra grande ferramenta no controle dos gastos públicos: o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), que permanecerá a serviço da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário